Socioeconomia

O primeiro site de conteúdo em socioeconomia do Brasil

Para o Instituto Dialog, trabalhar com Socioeconomia também é suscitar o debate público sobre seus temas-chave. Pensando nisso, desenvolveu o socioeconomia.org, primeiro site de notícias e pesquisa que se dedica exclusivamente às questões socioeconômicas do país.

 

O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por jornalistas, economistas, urbanistas e especialistas em gestão pública. Entre os conteúdos produzidos, estão reportagens, entrevistas, artigos, gráficos, publicações e debates.

No ar desde junho de 2017, o veículo abrange temáticas como políticas públicas, participação social, equidade, povos tradicionais, meio ambiente, urbanismo e tecnologia. As informações são extraídas do socioeconomia.data, repositório que nasce do cruzamento dos maiores bancos de dados públicos do Brasil.

 

Além de gerar pautas jornalísticas, a análise dos dados deu origem a um produto de pesquisa, o Recorte Socioeconomia.org, uma série de estudos que utiliza o cruzamento de dados municipais, estaduais, regionais ou nacionais para revelar fenômenos socioeconômicos importantes ao país.

 

Enquanto produto de comunicação, o socioeconomia.org existe para gerar consciência e qualificar discussões junto a formadores de opinião. Entre os resultados que demonstram esse propósito, estão as séries “Desigualdade de Gênero” e “Personagens 2018” (entrevistas com personalidades da Política para o cenário eleitoral de 2018).