QUEM SOMOS

LIANE VALENDO1

Liane Freire

Presidente

Atrajetória profissional de Liane Freire se confunde com a história do Instituto Dialog. Liane começou como pesquisadora, quando o instituto ainda era ligado à IBM e, muito jovem, passou pela diretoria até a presidência, assumindo para si a responsabilidade de transformar o então Centro de Estudo e Capacitação em uma organização de pesquisa e ação sem fins lucrativos.

 

Esteve à frente de projetos precursores no país nas áreas de Educação e Tecnologia, Educação Ambiental e Empreendedorismo Social, além do trabalho mais recente voltado ao Desenvolvimento de Territórios. Em todos eles, Liane atuou na elaboração de metodologias e ferramentas sociais, de gestão e de financiamento, além de conduzir diálogos com diversos atores da sociedade.

 

Liane é graduada em Engenharia de Sistemas pela UERJ, mestre em Educação pela Universidade de Maryland e especialista em Parcerias Intersetoriais pela Universidade Paris 8. Também é líder Avina e fellow Ashoka e do Programa Kellogg’s de desenvolvimento de lideranças nas Américas.

SergioMarcondesInstitutoDialog-resized2

Sergio Marcondes

Vice-presidente

Sergio Marcondes é formado em Gestão de Negócios pela Universidade Candido Mendes e pós-graduado no MBA executivo em gestão de negócios pelo IBMEC-RJ. Possui especialização em Gestão Pública e Governança pela Harvard Kennedy School (Cambridge, EUA) e em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral.

 

Participou do International Program for the Management of Sustainability pela Sustainability Challenge Foundation – Tilburg University (Tilburg, Holanda). É conselheiro e vice-presidente do Instituto Dialog. Participou da implantação de projetos de Desenvolvimento Territorial e Governança Compartilhada em diversos estados do Brasil em parceria com ONU Habitat, PNUD, BID, Manco Mundial, Ministério de Minas e Energia, Clinton Foundation, entre outros.

 

Acumula experiência na área de consultoria em sustentabilidade corporativa e responsabilidade socioambiental, tendo atuado como gestor, consultor, interlocutor e mediador de conflitos em projetos junto a empresas como Shell, Carrefour, Samarco, Vale, ThyssenKrupp CSA, Votorantim, Klabin, Baosteel, entre outras.