Iniciativa Jovem

Iniciativa Jovem

Programa

Shell Iniciativa Jovem

De 2001 a 2009, o Instituto Dialog foi responsável por realizar no Rio de Janeiro a versão brasileira do “Shell Iniciativa Jovem”, programa mundial de empreendedorismo para a juventude promovido pela empresa Shell desde 1982, ano em que foi criado no Reino Unido. Cerca de 1560 participantes, de 18 a 30 anos, foram capacitados gratuitamente para desenvolver e implantar suas ideias de negócio.

 

 

A metodologia do programa permitiu aos jovens ampliar o conhecimento sobre empreendedorismo por meio de materiais específicos e da participação em workshops e “Jogos Vivenciais”, que reproduziram situações reais do ambiente de negócios.

 

Os novos participantes também foram avaliados e orientados quanto aos seus potenciais empreendedores, inclusive com assessoria e aconselhamento de voluntários, empresários e executivos experientes. Ao final, cada jovem produziu um plano próprio para o seu negócio.

 

No evento “Vitrine de Negócios”, os planos desenvolvidos foram examinados segundo critérios de viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental por comissões julgadoras compostas por profissionais de renome na área.

 

Os planos mais bem avaliados receberam o “Selo de Empreendimento Sustentável”, uma chancela de reconhecimento para agregar credibilidade frente ao mercado, que também garantiu aos jovens acesso ao crédito e à incubadora de negócios oferecidos pelo programa.

 

Os destaques nas diversas categorias de planos ainda receberam o “Prêmio Shell Iniciativa Jovem”, entregue durante a “Fábrica de Negócios”, feira realizada anualmente para que os jovens apresentassem os empreendimentos aos públicos de interesse e participassem de debates nos fóruns paralelos.

Incubadora de Negócios

 

A Incubadora de Negócios funcionou na própria sede do Iniciativa Jovem, oferecendo infraestrutura para que os empreendedores instalassem e operassem seus negócios de forma autossustentável.

 

Mesmo nessa fase final do programa, os jovens dispunham de orientação, consultoria e cursos para continuar desenvolvendo as competências. Os que optaram por não usar o espaço físico da incubadora receberam monitoramento à distância através da Incubadora Virtual.

Crédito

 

O Iniciativa Jovem teve um fundo próprio, com gestão independente e aberto à participação de investidores estrangeiros, pessoas físicas, instituições e empresas.

 

O objetivo foi promover acesso dos empreendedores a financiamentos, pois no mercado as restrições burocráticas para essa faixa etária dificultavam a busca por recursos.

Veja imagens de uma das edições da Vitrine de Negócios, realizada no Cais do Porto, no Rio de Janeiro. A programação da feira também incluía a entrega do Prêmio Shell Iniciativa Jovem aos destaques do programa.